Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

domingo, 26 de abril de 2009

Villa de Leyva 2009, um breve relato

Primeira foto oficial do grupo latino-americano (05/04/2009)



O que se sente quando se está dentro das partículas que desencadearam o Big Bang? Em termos físicos, a resposta exigiria um exercício incomum de abstração e fantasia. Mas, surpreendentemente, tive uma experiência prática, real, concreta, que se assemelha muito a uma possível vivência do feito que originou o universo: o primeiro Encontro Servas Latino-Americano, realizado em Villa de Leyva, Colômbia, de 5 a 11 de abril de 2008. Como uma concentração bonita de energia criativa e criadora em prol da paz, do respeito e da amizade, o encontro nos proporcionou o sentimento intenso e genuíno de que: sim, é possível construir um mundo mais digno e mais inclusivo, e que todos nós presentes podemos ser também “partículas promotoras” da esperança e de atitudes concretas e verdadeiras, pequenas ou grandes, voltadas para o Outro, para os outros, além-umbigo, além-preguiça, além-medo.

Estiveram presentes muitos anfitriões colombianos – gente lindíssima, acolhedora, perseverante e alegre – e representantes da Argentina (Pablo Colangelo, Pablo Chufeni, Ana Eugenia), do Brasil (Alvany e eu), do México (Hector e Fabián), do Peru (Judith, Carmen, Teresa Li, Marta, Consuelo), do Paraguai (a brasileira Magdalena e seu marido Rafael), da Venezuela (Magiarí Diaz), da Bélgica (Rita e Luc) e do Canadá (Martin). Contamos com a presença imprescindível do canadense Gary Sealey, presidente do Servas Internacional, homem boníssimo, aberto, afável e generoso. Destaco também a participação do primeiro indígena latino-americano a integrar oficialmente o Servas latino, Javier Torres Solis – ou Seykwa, em seu idioma aruhaco –, morador da Sierra Nevada, no norte colombiano.

O encontro de Villa de Leyva foi um passo adiante na reunião de Eldorado, província de Missiones, na Argentina, ocorrida há dois anos e da qual participaram Roberto Borenstein e Márcia Beatriz. Eldorado foi o primeiro encontro sul-americano e lançou as bases (e as motivações, as diretrizes) para o nosso momento “Big Bang pela paz” deste ano.

Apresentamos a situação de nossos grupos nacionais, encontramos similaridades e dificuldades comuns e aprendemos uns com a experiência dos outros. Houve belos momentos de reflexão e de pura sensibilidade – a exemplo da manhã em que houve a leitura da declaração do encontro (11/04, em Iguaque), antes que todos a assinássemos, momento definido pela jovem colombiana Paola Cely como “uma verdadeira aula de história sobre o nosso continente e nossa gente”. Ainda sabemos tão pouco sobre nossos vizinhos, mas já sabemos tanto, tanto. Que aprendizado!

Alvany e eu saímos motivadas para não só partilhar com vocês as discussões como também pôr em prática a decisão de injetar ainda mais ânimo, motivação e atividades no Servas Brasil. Ambas fazemos parte do grupo criado por Gary e Martin de “treinadores para o treinamento de paz”. Gary, com apoio de Martin e de outros membros internacionais, desenvolveu um “curso” de sensibilização para a cultura de paz e nós duas nos dispusemos a aplicá-lo aqui no Brasil. Trata-se de uma vivência presencial – por isso, nós todos precisaríamos pensar com carinho na viabilização de um encontro nacional no Brasil, ou ao menos, de dois ou três encontros regionais (Norte-Nordeste; Centro-Oeste e Sul-Sudeste). Algo que saia de uma troca simpática de mensagens e resulte em feitos concretos, com data, lugar e participação – essa última... fundamental.

Foi um consenso no encontro que queremos ser fatores de mudança concreta e ativa no mundo. Que recuperemos os valores originais do Servas, as sementes lançadas por Bob Lutweiler e tantos outros. Volto a falar – agora expressando minha opinião pessoal – que estar presente na própria vida e no momento presente é fundamental para a plenitude de ser humano. Ir além de ser mera rubrica numa lista, ou um borrão na história.

Que o encontro em Villa de Leyva possa repercutir nos corações mundo afora como um verdadeiro e belo Big Bang pela paz, um compromisso não só dos participantes de "corpo presente", mas de todos os servianos. Adiante, companheiros!


Maria Fernanda Vomero,
Secretária de Paz -- Servas Brasil/ São Paulo - SP

(Leiam a crônica em espanhol: http://diariodeloricapitu.blogspot.com/2009/04/cronica-colombiana.html)

Nenhum comentário: