Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

domingo, 4 de outubro de 2009

Servas Youth Work Week' 2009

Grupo presente em Rosario pelo Servas Juventude

Foram dias de trabalho, muito trabalho, confraternização e bastante alegria. Por iniciativa de Pablo Chufeni, reeleito coordenador internacional do Servas Juventude, representantes de vários países estiveram presentes em Rosário, cidade onde nasceu o revolucionário Che Guevara, às margens do Rio Paraná, a fim de elaborar cinco documentos que serão a base do trabalho dos grupos nacionais quanto à juventude, sob a coordenação dos contatos jovens locais, para os próximos três anos. A maioria dos participantes havia estado na Assembleia Geral do Servas na semana anterior e, portanto, se encontrava a par das moções aprovadas e dos projetos apresentados em nível internacional.
As propostas discutidas e finalizadas na semana de 14 a 18 de setembro versaram sobre os seguintes tópicos: (1) manual para o SYLE; (2) guia de instruções para o contato jovem local; (3) orientações para a realização de eventos direcionados aos jovens; (4) política jovem para o Servas Internacional (documento de cuja elaboração eu participei); (5) guia para o editor do website. Esses documentos – redigidos em inglês, mas com a possibilidade de tradução futura para outros idiomas – serão distribuídos em breve para os atuais contatos jovens, Secretários Nacionais e também para o comitê executivo do Servas Internacional.
Estamos de acordo que, para o Servas se manter vivo, é preciso que exista uma abertura efetiva aos membros jovens e que eles encontrem espaços de atuação. Não existe necessariamente uma faixa etária específica; todos os “jovens de espírito” estão incluídos, é claro. Porém, é fundamental compreender como os princípios do Servas se inserem na contemporaneidade e como podem ser atraentes e importantes para a juventude de hoje.☼

-- Maria Fernanda, Secretária de Paz e representante brasileira no encontro

*
E para descontrair...

Uma animada performance do grupo em Rosario!

Nenhum comentário: