Marisa Contini - Uruguai
Sou membro do Servas Uruguai há 30 anos, portanto, eu posso dizer que tenho sido feliz por encontrar muitos anfitriões que me hospedaram todos esses anos, muitos dos quais tornaram-se ótimos amigos, dentro e fora do Servas. Tenho, desta maneira, uma grande família ao redor do mundo.
Ser recebida por membros Servas de Recife/Olinda (PE) e João Pessoa (PB), durante minhas férias de inverno, último julho, foi algo tão especial e proveitoso que nunca vou esquecer.
Eu conheci Severina (querida Sissi) em Montevidéu, no ano passado, talvez tenha sido ela que me inspirou a ir ao Brasil e viajar por sua região. O ímã que me presenteou também me atraiu pra visitar o Recife e o Nordeste. Desde o começo, ela me ajudou a conhecer outros amigos Servas. Nós trocamos e-mails por quase dois meses e graças a Sissi muitas portas se abriram para mim. Isso é muito mais que nós podemos esperar como viajantes Servas.
Senti que tudo me foi dado generosamente, minha viagem e aconteceu entre pessoas que mesmo sem me conhecerem foram muito abertas, isto não é comum, como se nós fôssemos amigos. Eles dizem que as pessoas no Nordeste do Brasil são realmente calorosas e eu penso que eles estão absolutamente certos.
Eu visitei e passei um tempo com pessoas relaxadas, simpáticas e calorosas, além de Sissi, com Socorro, Aninha, Anacleide, Fátima (irmã de Sissi), bem como Cristina e Áurea que vieram me conhecer. Aprendi algo de todas elas, de suas experiências de vida, da rica cultura nordestina, tão rica e diferente de outros lugares do Brasil. Espero ter deixado também algo de mim e da minha cultura. Elas serão sempre bem-vindas em minha casa e país.
Um GRANDE OBRIGADA e até uma outra oportunidade.
Saudações de paz e amizade em Servas.
Marisa e Ana em Olinda-PE |
Marisa, Anacleide e Ana em João Pessoa-PB |
Marisa e Sissi na Casa de Cultura - Recife-PE |
Marisa e Socorro no Marco Zero - Recife Antigo |
Socorro, Áurea, Sissi e Marisa |