Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Japão - São Paulo: Day Hosting paulistano

Luciane Franco Braga - SP


As servianas japonesas Seiko Muraiama e Kaori Fugii chegaram a São Paulo provenientes de La Paz na Bolívia em 02/02. O Brasil seria um dos quatro países que pretendiam visitar no período de 20 dias. Elas ficaram na casa do anfitrião Jefferson Rubbo, que disponibilizou seu apto apesar de estar na Austrália pelo SERVAS.

Fui encontrá-las no Edifício COPAN onde estavam hospedadas. Muito animadas e bem humoradas, nossa conversa foi em Inglês pois Seiko morou na Austrália. Já Kaori é fluente em Italiano, pois morou na Itália.

Logo que nos encontramos decidimos almoçar no Mercado Municipal da Cantareira. Começamos nosso tour caminhando pelo centro de São Paulo, passando pela Galeria do Rock, Viaduto Santa Efigênia, Mosteiro São Bento, Rua 25 de Março até chegarmos ao Mercadão. Kaori fartou-se com a diversidade de frutas brasileiras oferecidas para degustação. Dividimos os deliciosos “Antigão” (sanduiche de pernil com especiarias), o “Preferido” (bolinho de bacalhau) e o “Famoso” (pastel de bacalhau).

A caminho do Terminal Rodoviário do Tietê, paramos para visitar a exposição de Mondrian no Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo. Pra fechar o dia ainda fomos dar um “rolê” no Shopping Center Norte onde Seiko e Kaori puderam saborear o suco de açaí.

Encontrei novamente com Seiko, no sábado, seu último dia em terras paulistanas. Caminhamos pela região da Luz. Visitamos a Vila dos Ingleses, construída por Ramos Azevedo, em 1915, para abrigar os administradores ingleses que construíram a Estação da Luz. Dali seguimos para o Museu de Arte Sacra e o Quartel da Rota Tobias de Aguiar. (Polícia Militar de São Paulo).

A caminho do almoço, passamos pelo Jardim Japonês, instalado no Quartel General da Polícia Militar de São Paulo, almoçamos uma típica refeição paulistana por quilo. Após o almoço, Kaori se juntou a nós na visita à Pinacoteca do Estado e a Estação Pinacoteca (antigo DEOSP – Memorial da Resistência), onde puderam conhecer um pouco da história política do Brasil. Ainda fomos até a Estação Julio Prestes e Sala São Paulo, que infelizmente estava fechada.

Fechamos o dia, no Habbib`s da Avenida Ipiranga, saboreando comida árabe com suco de abacaxi.

Nesse mesmo dia, 6 de Fevereiro, Seiko e Kaori partiriam para o Rio de Janeiro à noite.

Foi muito bom conhecer e poder trocar experiências com as japonesas Seiko e Kaori. É o SERVAS proporcionando encontros inesquecíveis.


Registros dos momentos especiais por São Paulo

Hmmmm... Que delícia!!! Fica a dica...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Comemoração emotiva em Montevidéu


Olá pessoal! Tive uma experiência muito significativa com minha primeira dayhost no Uruguai e gostaria de compartilhar com vocês. Em janeiro, fui com a família ao Uruguai, e é claro que não poderia deixar de entrar em contato com os membros locais do Servas.

Dos poucos membros que enviei e-mail, Daniela Duarte respondeu alegremente dizendo que poderia sim nos conhecer e nos levar a alguns lugares preferidos. Um dia após nossa chegada, ela nos levou ao Mercado Agrícola de Montevideo, onde há várias lojas com produtos naturais, orgânicos, frescos, alguns cafés e restaurantes. Brindamos nosso encontro no tradicional El palácio del café, depois seguimos para o Palácio Legislativo. Lá, fizemos uma visita guiada em companhia de Daniela, que trabalha no mesmo prédio. Quando o tour oficial acabou ela nos levou a alguns lugares extras incluindo um túnel subterrâneo que liga o palácio a um prédio do outro lado da avenida. Foi muito interessante!

No dia seguinte, nos encontramos para assistir a um show de tango em um bar bastante famoso em Montevideo. Daniela levou seu namorado e todos nós comemoramos o aniversário do meu pai. A amiga servas disse ao garçom que estávamos comemorando um aniversário, o cantor e todo o bar cantaram parabéns em espanhol e português. Minha família ficou muito emocionada!

Foi uma experiência maravilhosa passar algum tempo conhecendo Montevideo ao lado de uma moradora. Ela sempre muito atenciosa, continuou nos dando dicas através do whatsapp e perguntando se estávamos aproveitando nossa viagem. Quando minha família pediu que eu a agradecesse ela simplesmente disse: “Fala para eles que Servas é assim”. E a partir disso, não precisamos de mais palavras para definir o que é ser Servas!

Isabela Campos
Coordenadora jovem do Servas Brasil


Mercado Agrícola de Montevidéu

Palácio Legislativo

Comemoração em família