Iniciamos nossa viagem de volta ao mundo em 30 de junho deste ano e o encontro com membros do Servas nos mais diversos países sempre esteve em nosso planos. Hoje, quase quatro meses depois, podemos afirmar que esses encontros têm sido verdadeiros presentes, repletos de generosidade, coincidências e surpresas agradáveis. Não nos cansamos de repetir: o melhor da viagem tem sido as pessoas!
Estivemos com Servas em vários países, incluindo lugares onde jamais imaginávamos visitar. Um deles foi Lewis, na Escócia, uma ilha situada ao noroeste do país, cujo acesso só é feito de barco. Ali, a natureza sugere um lugar inóspito e remoto, mas, ao mesmo tempo, permeado por belíssimas paisagens. Fomos acolhidos por Janet e Munro que, contrastando as características naturais da região, nos acolheram com muito calor humano. Difícil explicar, mas nos sentimos em casa! Era como se fôssemos velhos e bons amigos. E, por uma feliz coincidência, também conhecemos Tova, uma Servas israelense que havia ali chegado dois dias antes.
Outra experiência marcante ocorreu em Lamego, no Vale do Rio Douro em Portugal, com a querida Manuela e sua família. Nos sentimos como membros do clã, era como se já nos conhecêssemos há muito tempo! Foi tão forte a empatia, que simplesmente não conseguíamos deixá-los. No dia seguinte após partirmos, retornamos para compartilhar mais alguns momentos em sua companhia.
Outra surpresa foi a Rússia. Mas, neste caso, nem tanto pela peculiaridade do local. O que mais nos surpreendeu foi o contraste entre a impressão que tivemos do povo russo e o tratamento que recebemos dos servas daquele país. Quem já esteve na Rússia sabe que os russos levam a fama de não serem muito amistosos. Todavia, foi incrível como fomos acolhidos com tanto carinho. Tanto em São Petersburgo quanto em Moscou os anfitriões Vladimir (na foto ao lado, com a filha e a esposa) e Kátia, respectivamente, nos convidaram para conhecer suas casas. Lá, nos apresentaram suas famílias e também desfrutamos de comidas típicas do país. Ao final, ficamos emocionados, pois, ao nos despedirmos, fomos carinhosamente presenteados com singelas lembranças. Enfim, esses são apenas breves relatos de uma experiência maravilhosa que temos vivenciado com o Servas pelo mundo. ☼
-- Maíra e Marcelo Moraes, anfitriões em São Paulo
Um comentário:
obaaaaa! adorei ler vocês aqui!
Postar um comentário