Durante os dias 23 e 30 de maio, aconteceu a 15ª Festa do Imigrante no Memorial do Imigrante, no bairro da Mooca, em São Paulo. A Luci esteve por lá no primeiro domingo, e eu no outro. A princípio, iríamos no mesmo dia, mas não foi possível.
A festa é um grande encontro das várias culturas que participaram do desenvolvimento do Brasil durante séculos: desde os portugueses, nossos colonizadores, até os mais recentes, como os chineses. Portanto, nada mais propício que eu, serviana de carteirinha, estivesse por lá. Os países se fizeram representar pelas fomosas barraquinhas de comida e pelas apresentações.
As barraquinhas vendiam de tudo: doces, bolos, salgados, e também roupas típicas. Por sua vez, as apresentações eram feitas por grupos folclóricos – tanto da cidade de São Paulo, como do estado – em um palco montado logo na entrada. Eram danças ou cantorias.
Estava lotado. Também não era para menos: domingão, com solzão... Lá estavam representadas, além de Portugal, várias outras nações: Espanha, Japão, Alemanha, Suíça, Peru, Bolívia, Irlanda, Grécia, Lituânia, Líbano, Rússia, Itália, Rep. Tcheca, México, Israel, Croácia, Ucrânia e China. Ufa! Faltou mais? Agora só no ano que vem...
As imagens que vocês veem aqui é da Luci, arquiteta e fotógrafa de plantão do Servas São Paulo. Ela tirou várias fotos, mas por questões de espaço, só vão algumas amostras. No site: www.flickr.com/photos/lucibraga tem mais !!!
-- por Andréa Assis, coordenadora do Servas São Paulo
Legenda das fotos: 1. Dançarinas do grupo irlandês; 2. Bailarinas do grupo folclórico da Lituânia; 3 e 4. Barraca do Líbano e... delícias típicas; 5. Frente do Memorial do Imigrante
Um comentário:
Foi ótimo, pena que foram só dois dias... :((
Eu fui nos dois dias Andréa, e foi pouco.
Mas já conquistei a receita do VERDADEIRO Tabule Libanês... HUMMHUMMMM!!!!!!
Postar um comentário