Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

sexta-feira, 25 de março de 2016

Nossa primeira experiência como viajantes do Servas


Por Danilo Prates e Vivian Gusmão - RJ


A viagem ao Canadá, entre fevereiro e março de 2016, foi a nossa primeira experiência na condição de membros do Servas. Escolhemos três cidades na Vancouver Island, localizada na província de British Columbia, para estabelecer novas amizades e adquirir diferentes perspectivas.

Inicialmente, fomos hóspedes de Penny Pattison em Victoria. Ela se prontificou, gentilmente, a nos recepcionar na chegada do Ferry e, sabendo dos nossos interesses, nos levou, logo em seguida, para uma caminhada. Por ser a secretária internacional do Servas, pudemos conversar bastante sobre a organização, especialmente nos cafés da manhã e jantares maravilhosos, com larga troca de experiências, dando início a uma fraterna amizade.

Penny, Vivian e Danilo em Victoria

Em seguida, fomos para a cidade de Duncan, tendo como anfitriões o casal Reed Early e Naedene Nelson. Eles, de fato, nos inseriram na comunidade, dando-nos a oportunidade de participar de um jantar de celebração ao Dia Internacional da Mulher; depois, dançamos, pela primeira vez, a "square dance" em um ginásio local. Tivemos mais caminhadas e passeios, sem dúvida, foi bastante agradável ter o Reed tocando piano enquanto preparávamos o jantar da segunda noite. Como não podia deixar de ser, nessa mesma noite, retribuímos com um pouco de música brasileira ao violão, despertando curiosidades pelos díssonos acordes da Bossa Nova.

Caminhada em Duncan com o casal Read e Naedene

Em Nanaimo, ficamos hospedados na belíssima e harmoniosa casa de Patrick e Maura Maguire. Eles nos ensinaram, com leveza e simpatia, muito sobre a história do Canadá e seus costumes locais, incluindo Curling, esporte quase inexistente no Brasil. Após tantos e delicados convites, sem dúvida, estamos com vontade de retornar.

Danilo e Vivian em Nanaimo com o casal Patrick e Maura Maguire

Nesta experiência de viagem, na condição de servianos, foi possível perceber com clareza a diferença entre ser turista e ser viajante. O coração viajante voltou alegre, esperamos receber no final deste mês os nossos primeiros hóspedes do Servas com tanta atenção e carinho como fomos recebidos no Canadá.



Nenhum comentário: