Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

domingo, 4 de setembro de 2016

Trocas culturais entre Montevidéu e Santa Catarina


Por Marisa Contini - Uruguai

O Servas nos permite muitos contatos e visitas. Frequentemente tais visitas são retribuídas. Foi essa a minha inspiração para viajar a Santa Catarina após conhecer e hospedar Dorly Schutz em Montevidéu, Uruguay, em 2013. Minhas memórias de SC datam de mais de 30 anos quando estive lá em minha juventude.

Dorly ajudou a organizar minha viagem Servas em Blumenau e Florianópolis. Ela foi muito prestativa contatando os anfitriões, procurando oportunizar a todos me conhecerem. E isso aconteceu, eles fizeram grande esforço para me encontrar e levar a passear. Willian e Joice, Franziska da Alemanha, que estava fazendo intercâmbio em Blumenau como estudante de Serviço Social; Sueli, José Paulo, Elli e Marcos. Valéria, amiga de Dorly com quem fomos a São Francisco do Sul, num dia gelado. Ótimo, porque proporcionou uma saudável troca cultural. Ainda reunimos, para um café, com os familiares de Sueli e Antonia, que são do norte do Brasil, quando tivemos excelente conversação e até cantamos. O resultado foi muito positivo e enriquecedor para mim, pois assim pude conhecer uma diversidade de pessoas e ainda com algo em comum: sua amizade, hospitalidade e vontade de me mostrar os costumes e o melhor da sua região.

Joice, Willian, Franziska, Dorly e Marisa

Marcos, Elli, Marisa, José Paulo e Dorly

Café com amigos do Acre e Rondonia

Blumenau está localizada numa área chamada Vale Europeu e possui fortes conexões com a Alemanha. O nome da cidade é uma homenagem ao seu fundador, Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou, em 1850, colonizou essas terras, junto com outras famílias alemãs. É esse cruzamento cultural que dá à região uma atmosfera tão especial.

Fui levada para passear em adoráveis lugares como Vila Itoupava, Pomerode, Timbó, Rodeio e São Francisco do Sul. Também fizemos caminhadas em áreas protegidas, na famosa e exuberante “Mata Atlântica”, com sua linda vegetação a apenas cinco minutos a pé do movimentado centro da cidade.

Os encantos da Villa Itoupava

Parque Natural São Fco de Assis em Blumenau

Sueli e Marisa na Villa Germânica

Dorly, Marisa e Valéria em São Fco do Sul

Dorly convidou e fiquei hospedada em sua casa em Blumenau, por sete dias, e depois no apartamento em Meia Praia/Itapema. Nesse período de convivência, pudemos trocar experiências de vida, viagens e muita informação sobre o Servas. No Balneário Camboriu encontrei-me com Cleusa que igualmente foi muito gentil levando-me a conhecer a cidade.

A última parte da minha viagem foi em Florianópolis, onde apesar de ter minha própria acomodação, na Lagoa da Conceição, pude experimentar o sabor especial que se tem ao contatar servianos. Vania e Mateus foram muito amáveis levando-me de carro para conhecer diferentes lugares, fazendo o melhor para que meu dia valesse a pena.

Marisa e Vânia em Floripa

Marisa apreciando a beleza de Floripa

Assim, este é apenas um exemplo de pessoas maravilhosas que nós encontramos no Servas: calorosas, amigas e acima de tudo com vontade de fazer um mundo melhor.
Muito obrigada por tão maravilhosas férias, entre 24 de junho e 09 de julho/2016, experiência que somente se consegue através do contato pessoal. Espero um dia receber alguns de vocês em meu país.


Nenhum comentário: