Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

sábado, 20 de agosto de 2016

Servas Brasil e Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Comissão da Paz - paz@servasbrasil.org.br

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todos os anos em 05 de junho. É uma das datas que consta no Calendário da Paz do Servas Brasil com o objetivo de motivar nossos participantes a desenvolver ações para ampliar a consciência ecológica, a educação ambiental e propagar os valores Servas de promoção da paz, da tolerância em harmonia com o meio ambiente.

O Servas de Pernambuco e de Santa Catarina realizaram atividades. O Servas São Paulo havia programado um passeio ao Jardim Botânico de São Paulo que foi cancelado devido a chuva constante. Também houveram ações ligadas ao meio ambiente em que nossos participantes estiveram envolvidos. Ressalta-se que as atividades aqui relatadas restringe-se as que foram comunicadas à Comissão da Paz e ao Comitê Gestor, respondendo as recomendações enviadas por mensagens eletrônicas.


Atividades

O Servas Pernambuco organizou visita ao Jardim Botânico da cidade de Recife e os participantes relataram que foi uma manhã muito agradável! Com a presença de muitas pessoas que visitaram o local e aproveitaram para distribuir um panfleto, preparado pelo Servas Recife, alusivo à data. Ao distribuir os folders, os membros Servas apresentaram a organização.

Ademais, a direção do Jardim Botânico organizou algumas atividades com a realização de uma palestra e uma peça teatral com a temática da sustentabilidade. Também houve apresentação de um artista local que presenteou o público com um excelente repertório regional. Finalizaram o passeio com um delicioso lanche coletivo curtindo a natureza daquele local.

Mª do Socorro, Sissi, Luciléa, Vera com sua mãe e enteada


Grupo apreciando a natureza do Jardim Botânico de Recife

O Servas Santa Catarina participou da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente visitando o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis em Blumenau. A exuberante mata atlântica encanta os visitantes que podem apreciar espécies nativas da flora e fauna. A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Blumenau organizou a programação que teve visitas guiadas e distribuição de mudas de espécies nativas. Os visitantes foram recebidos com uma mesa repleta de saudáveis e deliciosas frutas. Do lado de fora do parque a Polícia Ambiental montou um quiosque para educação ambiental com distribuição de revistas e folhetos para o público de todas as idades. Os participantes Servas de Blumenau ressaltaram que foi um dia muito especial.

Beatriz, Marcos, José Paulo e Elli nas trilhas do parque

Distribuição de mudas na entrada do parque

Na Bahia foram realizadas duas atividades, sendo uma em Salvador coordenada por Débora Didonê, a atividade de jardinagem para bebês e crianças através do movimento de intervenção urbana Canteiros Coletivos. O coletivo realiza atividades frequentes em Salvador e já contou com a participação de diversos membros Servas.

Jardinagem para crianças em Salvador

A outra atividade realizada no estado constituiu-se em uma caminhada ecológica com visita ao Riacho Milagroso no município de Santo Antonio de Jesus, quando os participantes puderam visualizar e comparar a mata ciliar em área que está preservada e em outra que foi completamente eliminada. Os participantes visitaram e cuidaram também das mudas que foram plantadas em 2015. Essa atividade realizada com o Gana – Grupo ambientalista Nascentes e os Escoteiros, foi organizada por Alvany Santiago e Anelita Santos, a primeira integrante do Servas de PE, encontrava-se na Inglaterra e participou de caminhada ao longo do Rio Thames com o objetivo de identificar ações de preservação do referido rio e riachos com a possibilidade de replicar no Brasil.

Caminhada ecológica em Sto Antonio de Jesus-BA

Mapa ao longo da trilha do Rio Thames na Inglaterra

Folder confeccionado pelo Servas Pernambuco


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todos os anos em 05 de junho

O maior objetivo é poder despertar em cada pessoa, não somente a sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente de mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável, para melhorar o país e o lugar onde mora.

Contribuir para uma forma sustentável de viver é também uma maneira de disseminar uma relação de paz entre as pessoas, em qualquer lugar onde você esteja.


MEIO AMBIENTE - SUSTENTABILIDADE - PAZ

Esses 3 conceitos estão interligados, contribuindo para a preservação do nosso ambiente, da nossa vida e das vidas das futuras gerações:

MEIO AMBIENTE – É o espaço onde habitamos, o local onde vivemos e convivemos em qualquer lugar do planeta terra.

SUSTENTABILIDADE – Sabe o que significa? Significa preservar as águas do ambiente onde moramos; cuidar de não poluir o ar; reciclar o lixo e não colocá-los nas ruas, rios e canais; usar a energia de uma forma mais racional e econômica; contribuir para defender e manter a vida animal, vegetal e humana.

A PAZ – começa em cada um!! A partir de nossas ações podemos contribuir para uma convivência mais harmônica e segura em qualquer ambiente onde estivermos, respeitando as diferenças, as crenças, a cultura e os valores de cada pessoa.

MEIO AMBIENTE
VOCÊ PODE PRESERVÁ-LO ADOTANDO OS 5R !!!


SERVAS é uma palavra em Esperanto que significa ‘servir’. É uma rede mundial de anfitriões e viajantes, sem fins lucrativos, não governamental, criada com o propósito de ajudar a construir a paz mundial, com a boa vontade, entendimento e tolerância mútua. Entendemos que preservando o meio ambiente estaremos contribuindo para um mundo melhor.

Folder elaborado pelos participantes do Servas Pernambuco.






Nenhum comentário: