Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Encontro Servas Cataratas


Valmira A. Cardoso(RJ); Dorly Schutz(SC)


Entre 21 e 24 de maio/2016 tivemos a oportunidade de participar do encontro Servas Cataratas em Puerto Iguazu. O encontro promovido pelo Servas Argentina foi muito proveitoso para a integração com os “hermanos” que participaram provenientes da região de Bariloche, Rosário, Buenos Aires e Puerto Iguazu.

O encontro realizou-se no Hotel El Pueblito vizinho ao Biocentro Iguazú, parque temático que abriga espécies da flora e fauna da região. As boas vindas ocorreram durante um jantar musical.

No dia 22, domingo, seguimos com um grupo para as Cataratas do Iguazu do lado Argentino. Difícil expressar o encantamento diante da exuberante paisagem. Apesar da chuva pudemos apreciar e desfrutar da beleza do lugar. Na pausa para o lanche, saboreamos os tradicionais empanados e alfajores argentinos.

Alguns participantes do grupo nas Cataratas

De volta ao hotel, participamos da primeira reunião de trabalho quando foram discutidos assuntos do Servas Argentina, também alguns pertinentes ao Servas Brasil. Ouvimos sobre o Programa de Tango e de Folklore, atividades recreativas que o Servas Argentina promove, trazendo bons resultados. Agendados ainda, outros planos para o fortalecimento do Servas.

Dia 23, nossa primeira visita foi às Minas de Wanda, jazidas de pedras semipreciosas, onde podem ser encontradas ágata, ametista e topázio em estado natural. O guia descreveu o processo de extração e lapidação das pedras que se transformam em lindas jóias, semijóias e peças de decoração.

Pedra semi preciosa na rocha basáltica


Explicação sobre o processamento das pedras

Seguimos viagem rumo às Ruínas de San Ignácio, localizadas a 250 km de Puerto Iguazú, ainda na Província de Misiones. Declarada pela Unesco como Patrimonio da Humanidade, San Ignácio foi fundada em 1610 em Guayrá. Mais tarde teve que ser deslocada estabelecendo-se para onde hoje se encontra, sendo destruída em 1817. San Ignácio representou o desenvolvimento do povo guarani, história que nos foi relatada pelo guia mestiço guarani com crioulo. Na volta assistimos o filme A Missão, que trata da vinda dos padres espanhóis à America com o propósito de trazer valores cristãos aos índios guaranis.

Vista das ruínas da igreja


Nosso guia explicando sobre as ruínas de San Ignácio

De volta ao hotel tivemos outra breve reunião de trabalho com as conclusões finais do encontro, seguido de mais um jantar, dessa vez de despedida.

Guardamos as melhores recordações dos lugares visitados, mas principalmente das pessoas queridas que conhecemos. Compartilhamos momentos únicos com verdadeiro espírito serviano.

Gracias Servas Argentina!

Nenhum comentário: