Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

domingo, 19 de novembro de 2017

Semana Internacional do Servas 2017


O Servas Brasil participou da segunda edição da Semana Internacional do Servas, comemorada de 16 a 24 de setembro de 2017, com destaque para celebrar o Dia Mundial da Paz registrado em 21 de setembro.

Esse ano o tema das comemorações simultâneas pelo mundo afora foi “Preparando a celebração dos 70 anos do Servas que será em 2018”.
O objetivo central do projeto é que os servianos se conectem, realizado atividades em seu grupo e com outras pessoas e organizações afins, com o propósito de difundir os valores do Servas e fomentar a paz.

Vários grupos em nosso país se mobilizaram e realizaram atividades de acordo com as suas possibilidades como podem ver nos relatos a seguir:


Servianos mineiros reuniram-se dia 16/09 na casa de Juvenil em Divinópolis para um almoço em comemoração à Semana Internacional do Servas.
Além de confraternizar entre servianos e convidados houve uma produtiva conversa sobre o Servas que resultou em quatro novas filiações. Que esses novos companheiros sejam bem vindos à nossa organização e que possam vivenciar boas experiências.




Na região sul de Minas Gerais, na localidade de Jaguari de Cima, município de Camanducaia, servianos e convidados reuniram-se no dia 17/09 e realizaram uma meditação pela paz. Segundo os participantes foi um momento muito especial em meio a natureza. Que outras inicitivas como essa possam ocorrer em qualquer época em muitos lugares contribuindo assim para a paz no mundo.



O Servas Bahia também se fez presente na Semana Internacional do Servas reunindo-se dia 17/09 para um almoço em Salvador. O primeiro item da pauta foi lembrar o Dia Mundial da Paz registrado em 21/09, saudando a fraternidade, a tolerância entre os povos e os princípios do Servas comprometidos com a paz universal.
Na sequência o grupo conversou sobre a organização do Encontro Nacional e de Jovens que aconteceu em Salvador, de 02 a 05 de novembro de 2017.
Oito servianos estiveram presentes no almoço de confraternização e trabalho em prol do Servas.



Em Santo Antonio de Jesus na Bahia, aconteceu uma Caminhada Ecológica+Paz+Floresta. Em registro ao Dia Mundial da Paz e Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. Cinco servianos da Bahia em parceria com o Colégio Antonio de Jesus e o Grupo Gana realizaram uma caminhada ecológica sobre a paz, quando o Servas foi apresentado, contemplar as árvores, plantar novas mudas e oportunizar a construção de novas amizades.



Servianos de Petrolina e convidados reuniram-se em 16/09 para celebrar a Semana Internacional do Servas e Dia Mundial da Paz. Assistiram a um filme relacionado ao tema e a conversa girou em torno dessa questão. A anfitriã Teresa Roberta preparou uma gostosa comida mexicana para os servianos e convidados presentes.



Servianos de Recife e Olinda participaram da Semana Internacional do Servas realizando um encontro no litoral sul de Pernambuco, na Praia de A-ver-o-Mar, município de Sirinhaém de 22 a 24 de setembro, com a presença de 11 pessoas.



Foram dias de convívio fraterno, troca de experiências, discussões sobre o Servas e o Encontro Nacional e celebração da amizade.

Após o almoço do dia 22 foram passados informes sobre a organização do Encontro Nacional e de Jovens em Salvador de 02 a 05 de novembro. Algumas pessoas presentes já confirmaram a sua participação.

Na sequência foi apresentado o Programa Making Connections e suas possibilidades de intercâmbio. O assunto suscitou a discussão sobre o que o Servas Pernambuco poderia oferecer para ser incluído.


No sábado, dia 23, após o café da manhã, o grupo se dirigiu para o jardim da casa onde houve uma dinâmica com o objetivo de exercitar a paz interior e também uma forma de expressar a participação no Dia Mundial da Paz.

1 – Exercitar a paz interior através da gratidão, do silêncio e da respiração profunda.
- Agradecer ao universo e a natureza;
- Silenciar a mente, escutando os sons ao redor;
- Inspirar e expirar lentamente;
- Escutar atentamente os sons da natureza ao redor.

2 – Depoimentos (sentimentos e histórias pessoais relacionadas) Esse momento foi muito significativo; todos falaram do seu sentimento e de como a paz se incorporava ao seu cotidiano e como atuar no mundo, tendo um olhar voltado para a Paz que desejamos.

3 - Reflexão sobre a paz no mundo

4 – Dança de energização (utilizando exercício da bioenergética)
Após essa importante dinâmica o grupo fez um passeio de barco, parando nos bancos de areia que se formam quando a maré baixa. Todos tomaram um banho de lama que as pessoas do lugar dizem ser medicinal.




No retorno o grupo degustou um delicioso churrasco no almoço.

À tarde houve nova reunião de trabalho quando o grupo discutiu levar ao Encontro Nacional proposta para que os encontros nacionais aconteçam de 2 em 2 anos. Porém considera importante que a gestão se reúna anualmente para discutir e encaminhar questões internas. Dessa forma o encontro com todos os membros ficaria mais leve, com menos questões burocráticas, que tenha como foco o relato de experiências de viagens, convivência, passeios etc.

Quanto aos programas Making Connections e Projetos pela Paz, o grupo discutiu a possibilidade de desenvolver um trabalho que avance no sentido de não ser meramente assistencialista mas transformador.

Passamos mais uma agradável noite com muita conversa e jogos. No domingo de manhã após o café foi hora das despedidadas desse encontro que deixou saudades. Concluímos que esse tipo de encontro é muito importante para fortalecer a amizade e manter o Servas vivo e atuante. Que venham outros!!!




Nenhum comentário: