Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Servas - sobre as férias cariocas e mineiras de duas italianas....meio-paraenses.

Giulia Nemeye

Olá pessoal!

Meu nome é Giulia. Sou uma garota italiana de 22 anos que viajou para o Brasil nesse dezembro 2016, quando comecei a trabalhar num projeto de voluntariado no norte do Brasil, junto com a associação FOCSIV (Federação Italiana que oportuniza voluntariado para jovens).

Em Santa Luzia do Pará contribuí com a gestão duma escola para jovens agricultores e com a transformação de produtos naturais numa loja. Comigo estava outra menina voluntária italiana, Valeria e permanecemos por oito meses.


Eu e minha família italiana somos membros Servas há muito tempo. Simplificando, desde que eu era uma mocinha acontecia almoçar e jantar em frente a servas poloneses, australianos, americanos, alemães, etc... que hospedávamos durante alguns dias em casa.

Como vocês com certeza já sabem, os membros Servas não são somente aqueles que abrem as portas das suas casas, mas também os viajantes que decidem entrar nessas casas ;-) ...Trata-se sem dúvida de uma maneira um pouco diferente das viagens dos “típicos turistas”.

Um viajante Servas de fato, aceita e tem que participar e se interessar pela vida diária dos seus “anfitriões”. Servas, nesse sentido, permite que o encontro e o conhecimento direto com pessoas e culturas de outros países evitem preconceitos, e todas aquelas suposições não comprovadas sobre a figura do “estrangeiro”, como certos estereótipos ligados às diferentes nacionalidades.

Minha primeira viagem “Servas” foi há três anos (2015) no Canadá, em Vancouver com uma amiga e colega da faculdade, e depois, quando passei um mês na Espanha, na Andaluzia, durante do verão do 2016.

Então, o que aconteceu é que eu e a Valeria queríamos organizar uma visita a uma cidade brasileira em junho saindo de Belém. A ideia era também de viajar com Servas. Aí, propus à minha colega se inscrever e viajar desse jeito em nossas férias, aproveitando do fato de que o Rio de Janeiro é famoso por ser uma cidade grande, relativamente segura e, sobretudo, levando em consideração que ter contatos locais podia ser uma boa solução para decidir qual lugar visitar.

Além disso, a gente teve a oportunidade de rever, em Minas Gerais, nossa amiga Isabela, também membro Servas, que tínhamos acompanhado para Veneza durante o SYLE dela.

Foram umas férias muito bonitas e interessantes, e, especialmente, nos sentimos acolhidas em famílias como se fossem as nossas.

Então, durante a nossa estadia “carioca” eu e Valeria fomos hospedadas por Madel, uma senhora que mora perto da Praia do Flamengo e que nos aconselhou um contato para escalar o Pão de Açucar (valeu!!); também Yara, que vive na área Miami", da Barra da Tijuca, e que nos mostrou a praia do Recreio dos Bandeirantes dirigindo seu o fofo carro vermelho.



Depois nos mudamos para o estado vizinho de Minas Gerais, em específico, para conhecer a família Campos (os pais e a irmã de Isabela) em Divinópolis. Passamos uns dias na cidade universitária de São João do Rei também, na casa da simpática jovem ítalo-brasileira Chiara e do gato dela Buddha. Fomos inclusive para Tiradentes com os Campos. Por fim, em Belo Horizonte na casa de Juju, João Paulo e Anthony e o fofíssimo cachorrinho deles Bobby.







Em conclusão, eu realmente gostei da cidade do Rio de Janeiro que eu quis visitar desde quando comecei a estudar o idioma português na faculdade. Me apaixonei pelo pôr do sol visto sentada na praia de Ipanema, e adorei o sotaque carioca - que tem uma semelhança com o paraense -. Além disso, curti muito as cidades culturais de Minas Gerais e acredito que NUNCA poderia esquecer a comida mineira, entre as várias delícias, o lombo com geleia de abacaxi e castanha de caju que a mãe da Isabela cozinhou para nosso primeiro almoço!!

Com certeza esse ano que passei no Brasil vai marcar minha vida e seria também graças ao Servas, e eu adicionaria: de novo!

Um grande ‘grazie’ – um ‘obrigadão’,

Giulia.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi É Juju, em nome de nossa família agradecemos a visita de vocês, espero vê-las em breve. Nós aprendemos muito com vocês, principalmente a turista de forma organizada e planejada..kk, beijos lindezas!!Sejam felizes!!