Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Encontro Nacional cheio de Dendê


Por Débora Didonê (BA)

Sete anos depois do Encontro Sul Americano do Servas na capital baiana, o Servas Brasil revisitou à terra do dendê com o Encontro Nacional (2 a 5 de novembro), que contou com participantes da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

Foram quatro intensos dias de trocas e reflexões sobre a gestão e o funcionamento do Servas Brasil e também do Servas Jovem.

A calorosa recepção baiana, liderada pelos organizadores José Dantas e Neuma Dantas, se deu com a criação de uma mandala coletiva de sonhos com e para o Servas, seguida de um jantar bem baiano - xinxim de galinha, vatapá, acarajé e outras cositas mas - no aconchegante apartamento do Rio Vermelho, onde parte dos visitantes ficou hospedada.


A programação do segundo dia, realizada no campus do Canela da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contou com a revisão das funções disponíveis para novos voluntários gestores no Servas e reflexões sobre os objetivos da organização no Brasil. Na pausa do almoço, teve uma visita ao espaço (ao lado do campus) do movimento de intervenção urbana Canteiros Coletivos, liderado por Débora Didonê em Salvador, então membro do Comitê Gestor de Transição do Servas Brasil ao lado de Dorly Schutz (SC) e Sissi Santana (PE).



O terceiro dia se deu na NOSSA - Casa Colaborativa, no Rio Vermelho, com a aclamação de novos gestores para os próximos dois anos do Servas. Na ocasião, Anna Cecília Galvão (SP) e Isabela Campos (MG) assumiram como Secretária Nacional e Deputy, respectivamente, José Dantas (BA) se ofereceu para continuar no cargo de coordenação do Servas Bahia, Neuma Dantas (BA) assumiu a Secretaria da Paz, Paulo Galvão (SP), o Servas Jovem, e Dorly Schutz (SC) e Everton dos Santos (PR), a coordenação de listas e do Servas Online. A coordenação de SP ficará a cargo de Elaine Neves e a de MG com Edna Cardoso. A coordenação do programa Making Connections com Alvany Santiago (PE). A tesouraria, conforme definido há alguns meses, continua sob responsabilidade de Luciléa O. Silva (PE) e Socorro Aragão (PE). As discussões foram encerradas com mais uma deliciosa refeição baiana na área externa da NOSSA, seguida de um city tour para a Orla da Ribeira, a Ponta de Humaitá, e o Pelourinho.





Por fim, um petit comité da gestão realizou discussões finais para a transição dos cargos no último dia do encontro.


O Servas, de acordo com os princípios de seu fundador Bob Luitweiler, propõe a promoção da paz entre diferentes povos através de inter-ações pela igualdade de direitos. E sua gestão é feita voluntariamente, inclusive proporcionando a seus membros experiências enriquecedoras em estados e países diferentes.

Este grupo reúne pessoas muito, muito especiais, que abrem as portas de suas casas para pessoas que nunca viram antes, e se voluntariam a dedicar horas de trabalho para que a organização funcione da melhor forma.

É mais do que um "turismo barato". É o desafio de entrar na intimidade do outro e seguir seu ritmo com respeito, é o conhecer um lugar através de quem sabe bem as entranhas desse lugar, é transformar as relações entre pessoas e entre pessoas e lugares e costumes. É fazer amizades para a vida toda e visitar lugares para rever as amizades. É errar e acertar, dialogar, discutir, e amadurecer.

Agradecemos a todos e todas que se esforçaram para estar neste encontro e para fazê-lo acontecer. Estes dias de convívio mostraram mais uma vez que o Servas segue existindo por ser movido por amor e respeito ao próximo.

Parabéns à nova gestão e... Sigamos!
________________________________________

Nenhum comentário: