Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Bahia: história, cultura e sustentabilidade



Por Juvenil de Oliveira (MG) e Dorly Schutz (SC)

Aproveitando a ida à Bahia para participar do Encontro Nacional e de Jovens do Servas Brasil, em Salvador de 02 a 05 de novembro, tivemos a tão esperada oportunidade de fazer o roteiro do programa Making Connections Bahia: história, cultura e sustentabilidade, a convite de Alvany Santiago, organizadora desse roteiro que inclui as cidades de Santo Amaro da Purificação, Cachoeira, São Felix, Santo Antonio de Jesus, Nazaré das Farinhas e Ilha de Itaparica.

Saímos de Salvador na tarde do dia 30 de outubro. Nossa primeira parada foi na histórica cidade de Santo Amaro da Purificação, fundada em 1557, elevada à categoria de Villa em 1727 e à categoria de cidade em 1837. A maioria dos prédios históricos são tombados pelo IPHAN. Além da sua história e cultura, Santo Amaro é conhecida por ser a cidade natal de Caetano Veloso e Maria Betânea. Paramos o carro na rua da praça que fica defronte a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Andamos um pouco pelas imediações e tomamos café num bar.

Vista de Salvador - Foto de Dorly Schutz

Santo Amaro - Foto de Juvenil de Oliveira

Valeria conhecer todos os cantos da charmosa cidade que também é conhecida como “Pérola do Recôncavo”. Porém, nosso tempo era curto e assim seguimos viagem com destino a Cachoeira. Lá chegamos ao anoitecer e resolvemos pernoitar numa pousada em rua central, que estava em obras de revitalização. No dia 31, após delicioso café com alimentos regionais (mandioca, inhame e banana da terra cozidos além de muitas frutas), nós fomos dar uma caminhada pelos arredores.

Cachoeira, com seu conjunto arquitetônico de influência barroca, acervo preservado de arte sacra, seus famosos terreiros de candomblé, rica culinária regional e festas religiosas tradicionais fazem com que a cidade seja a mais procurada do Recôncavo baiano. Desenvolveu-se a partir do século XVII graças à expansão da economia açucareira e da intensa atividade comercial em volta do último trecho navegável do Rio Paraguaçu; por ali trafegava a produção da região, seguindo até a Bahia de Todos os Santos e dali para outros estados.

Cachoeira projetou-se também na história política do Brasil através das lutas pela independência. Em cada dia 25 de junho 1   o município torna-se sede simbólica do governo do estado. Além de diversas atrações no centro da cidade, o visitante tem a possibilidade de fazer interessantes excursões pela zona rural, por exemplo, ao Quilombo do Kaonge e às localidade de Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu. Podem ser feitos também passeios de barco pelo Rio Paraguaçu até o lagamar do Iguape.

Vista do Rio Paraguaçu e Cachoeira - Foto de Dorly Schutz

Na manhã seguinte, partimos para São Félix, que fica do outro lado do Rio Paraguaçu, cruzando a mais antiga ponte 2  de ferro da malha ferroviária do Brasil. A Ponte Imperial Dom Pedro II ainda serve para a travessia de carros e pedestres. Em São Félix, visitamos a Fábrica de Charutos Dannemann, que além de produzir charutos artesanais, mantém o projeto de reflorestamento “Adopt- a- tree”, onde cada visitante é convidado a adotar uma árvore que é plantada na fazenda da empresa com o intuito reconstituir a Mata Atlântica.

São Felix - Foto de Dorly Schutz

Alvany e Dorly em São Félix - Foto de Dorly Schutz

Daí, seguimos para a cidade de Santo Antonio de Jesus, situada às margens da BR 101, também conhecida como “Cidade das Palmeiras”. Após delicioso almoço, rumamos para conhecer o projeto Santiago Eco Living desenvolvido por Alvany Santiago. Tal ação envolve família, amigos, escolas e associações de forma a cuidar da natureza, vivenciando práticas que contribuem para ampliar a consciência ecológica do público de todas as idades e perfis.

O projeto de reflorestamento visa também trabalhar a Agenda 2030 3 , principalmente no que diz respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com atenção para o item 15:

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Após caminhada pela mata em formação, nós tivemos o privilégio de plantar três árvores à beira de uma nascente, com a ajuda de Fernando, morador local, que cuida da área. Esperamos que essas mudas, assim como todas aquelas que já brotaram ou ainda as que serão plantadas possam ter longa vida e fazer parte de uma futura floresta que certamente vai abrigar muitas espécies da flora e fauna.

Juvenil, Fernando e Dorly - Foto de Alvany Santiago

Plantio de muda de árvore - Foto de Alvany Santiago

Juvenil, Alvany e Dorly - Foto de Alvany Santiago

Gratificante ver a variedade de árvores nativas e outras espécies de vegetação sendo plantadas por amigos e simpatizantes. Diante da depredação e desrespeito à natureza no planeta, a iniciativa dos amigos em plantar árvores são consideráveis contribuições que fazem a diferença.

Nos sentimos honrados e agradecidos pela oportunidade de conhecer o projeto em Santo Antonio de Jesus. Esperamos que siga firme com engajamento de futuras gerações, contribuindo para o bem da humanidade e do nosso planeta. Assim, felizes e esperançosos por vislumbrar um mundo melhor, nos despedimos desse lugar com a intenção de um dia voltar e fazer um piquenique debaixo das árvores com amigos Servas e outros apreciadores da natureza.

Cacaueiro - Foto de Alvany Santiago

"Ioga on the tree" - Foto de Alvany Santiago

Já anoitecendo, seguimos viagem de retorno passando pela Ilha de Itaparica. Dali fizemos a travessia da Bahia de Todos os Santos a Salvador de Ferry Boat.

Nosso roteiro foi breve, mas muito valioso. Convidamos você a prestigiar esse trajeto do Making Connections  com mais tempo, descobrindo novos encantos e ajudando a aperfeiçoar ainda mais essa viagem na história, cultura e sustentabilidade da Bahia.


1 – No dia 25 de junho de 1822, Cachoeira foi palco das primeiras lutas da guerra de Independência do Brasil, que se estenderam até 2 de julho de 1823, o que rendeu à cidade o título de Cidade Heroica e ao estado da Bahia a condição de autonomia diante da Coroa Portuguesa (Fonte Portal da Ponte http//migre.me/jNN7d)
2 – Inaugurada em 1885, com a presença do Imperador D. Pedro II.
3 – Sob o título Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o documento propõe “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental”. Fonte: https://nacõesunidas.org/pos2015/odsI5/



Nenhum comentário: