Abrir-se ao outro. Ser fator de mudança na sociedade. Promover a paz ao redor, alcançá-la dentro de si – esses e outros temas fundamentais estão na pauta do 3º Encontro Juvenil do Servas Internacional, que ocorrerá em julho em Istambul, Turquia. O primeiro foi na Patagônia, Argentina, em 2006 e, o segundo, no ano passado, em Yorkshire, Inglaterra. Organizado pelo Servas Youth, o grupo dentro da organização dedicado à juventude e igualmente responsável pela realização do SYLE, com apoio dos membros turcos, o encontro visa atrair jovens entre 18 e 30 anos de várias partes do mundo e também integrantes de qualquer idade dispostos a refletir sobre o que o Servas têm a oferecer à juventude e como todos podem contribuir para fazer deste mundo um lugar mais digno de se viver.
“Um dos principais objetivos é reunir jovens de todo o mundo, vindos de diferentes contextos raciais, culturais e religiosos a fim de que ele possam aprender um do outro por meio de atividades positivas e esforços valiosos”, afirma a turca Evren Atvur, uma das organizadoras do evento. “Além disso, queremos proporcionar um espaço onde a juventude possa expressar livremente suas opiniões e dar sua contribuição à cultura da paz em nível nacional, regional e internacional.”
Segundo Evren, o encontro também ajudará a promover os valores e idéias nos quais o Servas foi fundado. “Ao receber viajantes em nossos lares, assim como nós mesmos entramos em lares de outros membros Servas, possibilitamos a cada um o dom do aprendizado, do entendimento, da tolerância, da amizade, do respeito e da boa vontade: os componentes primeiros da paz”, completa a jovem. O evento será realizado de 19 a 26 de julho, no campus da Universidade Sabanci, a 45 minutos de Istambul, no lado asiático.
Para mais informações a respeito do evento e inscrições, consulte o site em inglês: http://www.servasturkiye.org/youth2008.
-- Maria Fernanda Vomero
Nenhum comentário:
Postar um comentário