Everton e Lisa - PR
Somos Everton e Lisa, um casal de Curitiba que está em uma viagem pelo mundo. Há pouco mais de três meses, deixamos o Brasil em busca de um sonho. Largamos empregos, vendemos o que foi possível e aqui estamos hoje, num país da Ásia chamado Mianmar. Não vou falar muito sobre nós, pois vocês podem ler mais sobre nossa aventura em nosso Travel Blog.
O que queremos contar aqui é um pouquinho das maravilhosas experiências que já tivemos com o Servas até o momento. O curioso é que até um mês antes de nossa viagem, nunca havíamos ouvido nada a respeito da Organização. Foi hospedando um jovem russo em nossa casa através do Couch Surfing, que fomos apresentados à Maria Fernanda e então tivemos uma calorosa recepção pelo Cesar e Marcia Baron em Curitiba. Posteriormente também pela Luciane Braga, que sempre nos encaminha prontamente as listas dos países que vamos visitar.
Iniciamos em Fevereiro de 2015 a nossa tão esperada viagem começando pela Nova Zelândia. Chegados ao país, havíamos reservado somente uma noite de hotel, iríamos procurar outros assim que chegássemos lá. O que não contávamos era que a Copa do Mundo de Cricket estava sendo sediada no país e não havia mais nenhum hotel disponível na cidade. Sem opções de hospedagem, procuramos na lista de hosts de Auckland, onde encontramos um casal pedindo por mais viajantes. Foi assim nossa primeira e maravilhosa experiência com o Servas. O casal Peter e Margaret, tão amáveis conosco, foram uma ótima primeira experiência e assim decidimos que o Servas seria nossa opção primária de hospedagem em todos os países que visitássemos.
Depois de seis hosts na Nova Zelândia, foram mais seis na Austrália, depois dois em Jakarta e na Indonesia. Então tivemos a nossa primeira experiência com um Day Host na Malásia e mais um anfitrião em Bangkok, na Tailândia. Após todas essas vivências, em três meses de viagem, já temos importantes percepções sobre a essência e os benefícios do Servas.
Quando visitamos um local com diferentes culturas e costumes, não há alternativa melhor para entender e vivenciar a cultura do que estando na casa de nativos. É assim que experimentamos a real culinária, entendemos as diferenças dos hábitos e vivenciamos de fato o país. Em diversos locais que visitamos, onde não tivemos a opção de nos encontrar com um membro da Organização, sentimos um certo vazio por não estarmos realmente vivenciando o dia-a-dia das pessoas.
É impressionante o que nossos anfitriões fizeram por nós! Muitas vezes fomos tratados como membros da família ou como grandes amigos! Conhecemos lugares que não teríamos tido a oportunidade se não fossemos levados por nossos hosts. Experimentamos especiarias locais, bebidas, comidas, frutas, cultura, enfim! Foram tantas experiências positivas que nossa viagem se tornou muito mais rica por conta do Servas.
Isso tudo sem falar na oportunidade única de estarmos em casas de muçulmanos, budistas, cristãos, ateus e entender que são todos simplesmente humanos. Nossa visão de brasileiros, as vezes por conta da ignorância e pelo que vemos na mídia, acaba criando barreiras com algumas religiões, mas a forma como fomos recebidos por todos é indescritível e isso só faz aumentar mais nosso desejo de conhecer o próximo membro, no próximo país!
Podemos ainda destacar dois pontos que algumas vezes dificultaram um pouco a nossa busca por anfitriões. Algumas pessoas nunca responderam as nossas solicitações, nem mesmo para dizerem 'não'. Embora não tenha sido a maioria dos casos, isso acaba criando uma barreira para o viajante, que fica ansioso, esperando dias por uma resposta. O outro fator desmotivante, se é que podemos chamar assim, é um grande número de dias de antedecência que alguns hosts pedem para entrar em contato. Entendemos que algumas pessoas necessitam organizar seu tempo, mas em geral, uma antecedência de mais de 3 semanas acaba sendo uma razão para não entrarmos em contato, principalmente em nosso caso, que estamos viajando sem um planejamento fixo.
Este foi apenas um balanço parcial das experiências que tivemos até aqui, mas já podemos dizer que temos novos amigos em vários países do mundo e que nossas experiências têm sido riquíssimas graças ao Servas e sua filosofia. Se quiserem saber um pouco mais de nossa viagem, basta acessar o nosso blog: www.casalmundoafora.com.br .
Um grande abraço!