Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

terça-feira, 28 de julho de 2015

20 anos de boas experiências entre os Servas

 Neuma Dantas - BA

Fui apresentada ao Servas nos Estados Unidos, em 1994, por um casal de amigos, ela alemã e ele indiano. Lá mesmo passei a ingressar a organização; de volta ao Brasil, continuei a participar do quadro baiano. Durante todo esse tempo, recebi mais que fui recebida (só em Nova York e Colômbia), assim, me orgulho bastante dos 20 anos de convivência, trocas culturais e afetivas.

Em 2015, até o momento, tive a grata experiência de visitar a Colômbia e hospedar duas uruguaias e uma francesa. Em terras colombianas, fui ciceroneada por Octávio Morales/Sarita, Rodolfo/Mônica, Ana Maria Fajardo e Wenndy. Octávio Fº, em Bogotá, que junto ao pai, são amantes da cultura brasileira. Estive, confortavelmente, instalada em casa de Fanny Villamizar, Fernando/Beatriz (Medellin), amigos desde 2010.

Fanny Villamizar e Neuma

Neuma, Octávio e sua bisneta Penélope, uma futura Servas
Com as uruguaias Daniela Duarte e Alexandra Diechtiar percorremos pontos turísticos de Salvador sempre envoltas em bom humor e disposição. Da mesma forma com Mauricette Mazel (Momo) dividimos minha casa, lugares e histórias da vida.

Daniela, Alexandra (uruguaias), Neuma e Momô (francesa)
Acreditem, foi gratificante conhecer a Colômbia através das lentes especiais dos amigos Servas, amigos esses que fizeram com que eu me sentisse em casa, além de mostrar-me o que há de mais bonito em sua terra. Meu tempo naquele país foi de alegria, admiração e bom acolhimento. Os Servas colombianos recebem da melhor maneira de acordo com preceitos da organização, ou seja, com entusiasmo e educação promovendo a paz e a troca entre culturas.

Neuma, Rodolfo e Mônica
A Colômbia é bonita em vários aspectos: a capital Bogotá, grande em população e coração aberto aos turistas, com parques e centros comerciais bem estruturados. Cartagena, é colorida, pulsante, repleta de história dentro de um mar que guarda segredos, como os olhos da personagem Capitú, do escritor brasileiro Machado de Assis. Zipaquirá encanta com sua Catedral de Sal. Gabo enamorou a todos com seus livros e reportagens jornalísticas carregadas de ética e paixão pelo periodismo.

Neuma em Cartagena

Neuma, Ana Maria e Wenndy
Medéllin retrata o símbolo de um povo trabalhador, desenvolvida em suas indústrias, comércio, transportes e artes. Botero, com suas esculturas e pinturas aumentou, mais ainda, meu olhar em direção ao país. O carnaval de Barranquilla sacode os espíritos e corpos ao som da rumba. A culinária e frutas são deliciosas. O excelente sistema público de transportes chama a atenção. Me diverti, aprendi, me emocionei, vivi a vida colombiana do cotidiano e de uma turista apaixonada pelo novo.

Quero felicitar a todos em geral. Em particular, a Octávio Morales (fundador do Servas no país) pela rica experiência internacional e bom bate-papo; Ana Maria (Secretaria Nacional) pela recepção e capacidade organizativa; a José Fernando Cano pelo espírito humanitário; a Octávio Filho pelo carisma. A Fanny que me atraiu à Colômbia, uma fonte de aprendizado e amizade sincera, uma anfitriã cuidadosa, uma amiga carinhosa.

Gracias aos servas colombianos, disfruté visitarlos, me diste días afortunados e inovidables. Obrigada às meninas uruguaias e a francesa. Contem comigo na Bahia-Brasil.





Nenhum comentário: