Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

domingo, 19 de julho de 2015

Aventura de Servas alemão, americano e brasileiro no Chile

Juvenil de Oliveira - MG

Em 2014, durante a copa do mundo, recebi por quatro dias, em minha casa em Divinópolis-MG, um casal de Servas do Chile. O alemão Detlef, casado com a chilena Julia, há catorze anos vive em Talca, região central do Chile.

Da visita desse simpático casal resultou uma amizade com vários convites para visitá-los. Detlef sempre me desafiando para alguma aventura. Programei a viagem e convidei o Thomas, anfitrião em São João de Rei, para ir conosco. Nossos anfitriões chilenos programaram então uma agenda para cumprir em oito dias de permanência com eles.

Ao chegar em Santiago, Julia nos alojou na casa de sua mãe. Conhecemos o centro de Santiago, um pouco da sua história, cultura e costumes. No dia seguinte, fomos a Valparaiso, quando conhecemos a casa museu de Pablo Neruda, com uma vista deslumbrante da cidade e do mar. Retornamos a Santiago, e no dia seguinte viajamos para Talca onde Detlef nos aguardava.

Logo ele checou se nossos equipamentos estavam adequados para a aventura. Minhas botas não eram propícias para a montanha, por isso fomos à cidade onde pude comprar outras indicadas pelo nosso anfitrião. Divertido isso, não?

No dia seguinte, ao acordar, tive uma grata surpresa. A mesa do café da manhã estava posta, enfeitada com velas e uma faixa, escrito: FELIZ CUMPLEAÑOS! Dia vinte e dois de maio, meu aniversário. Felicidade compartilhada com emoções. Tive que segurar.

Na próxima manhã, subimos montanhas rochosas que pareciam esculpidas como catedral. Eu precisava olhar bem onde pisava ao subir e descer com precipícios como obstáculos. Como meus dois amigos estavam adiantados, eu não podia parar para admirar a paisagem, ouvir o som forte das ondas, o canto murmurio dos pelicanos e gaivotas. Enfim, parar, e só sentir aquele momento.

Voltamos para a cabana de Detlef que ficava numa praia deserta. Na manhã seguinte, caminhamos pela praia e depois fomos a Talca fazer compras.
No outro dia a aventura foi mais difícil. Subir carregando a pesada mochila para acampar na montanha pelo caminho desafiador e desconhecido. Porém estava consciente de que eu tinha que passar por aquilo. A subida foi dolorida, mas valeu. Pena que foi tão corrido. Mesmo assim deu para admirar o encantamento desse pedaço da Cordilheira dos Andes.

À noite, lua crescente e fantástica constelação, teve até fogueira para aquecer ainda mais nossa conversa. Eis que aparece uma visita inesperada, isso mesmo... um lobo apareceu atraído pela fogueira e cheiro da sopa.

Ao amanhecer fomos brindados com um fascinante nascer do sol. Eu já estava sentindo falta, pois nos dias anteriores o sol tímido só aparecia mais tarde.

Ao nos despedir de Detlef, tive o reforço de um novo e desafiador convite para regressar e ficar mais tempo numa próxima aventura. Vamos ver!

De volta a Santiago, Julia e seu filho Jordy esperavam por nós no terminal de ônibus e nos acompanharam até o hotel. Tomamos um café de despedidas.

Inesquecível essa experiência com a família Servas Chile Detlef Bronmer e Julia Ortiz Alvares. "Muchas gracias a la pareja"! Muito agradecido ao Servas Brasil.