Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Uma estreia inesquecível


A anfitriã Gabriela, de Perugia, entre Alva e Caio; à dir., os dois com o anfitrião Enrico, de Veneza, e o amigo brasileiro também chamado Enrico


O destino da primeira viagem de ALVANY MARIA DOS SANTOS SANTIAGO com o Servas foi a Itália. Che fortuna, tutti buona gente!

Conheci o Servas por meio de um amigo francês, quando planejava uma viagem para a Itália e a Espanha a fim de comemorar o aniversário do meu filho Caio, de 20 anos (graças a Deus, ele aceitou viajar comigo em vez de fazer outro mochilão com os colegas da USP no meu carro!). Minha mensagem solicitando informações foi logo respondida pelo Secretário Nacional, Roberto Borenstein. E, em junho de 2008, durante uma reunião dos membros de São Paulo, passei por uma entrevista e comecei a integrar a organização.

Depois de enviar vários e-mails aos membros italianos sem obter resposta, resolvi escrever para a coordenadora regional de Lazio, Vittoria Giardi, que me indicou duas anfitriãs. Liguei para Pina di Maio, que nos recebeu em Roma. Foi ótimo chegar a uma terra estranha e encontrar um rosto “amigo” nos esperando no metrô, além de poder contar com a sua hospitalidade e as boas conversas durante os jantares. Num deles encontramos Marcella, filha de Pina e fã incondicional de “Salvador da Bahia”, cidade que já visitou várias vezes e na qual alugou uma casa. Conhecemos Cicina, outra anfitriã Servas, com quem partilhamos uma deliciosa pizza. E também estivemos hospedados com a própria Vittoria por dois dias.

Foi surpreendente a acolhida que recebemos. Enquanto eu e Caio passávamos os dias empolgados com a magnificência de Roma, nossas novas amigas planejavam nossa viagem pela Itália ou nos preparavam uma deliciosa comida. E, sempre que podiam, nos davam carona.Depois de Roma, visitamos as cidades medievais de Perugia e Spoletto, e ficamos hospedados com Maria Gabriela, simpática anfitriã recomendada por Vittoria. Aprendi a fazer tortilla de cebola com ela! Em Veneza, foi a vez de Enrico Mancuso – indicado por Pina di Maio – nos hospedar. Que agradável estar com Enrico e seus amigos, além de experimentar Spritz (uma bebida muito forte para mim, que quase não bebo)! Depois, seguimos para Espanha, mas, apesar do empenho de Pina em localizar um anfitrião, nos hospedamos em hotel, como já havia acontecido em Florença.

Caio e eu ficamos impressionados com o carinho do Servas Itália. Foi gratificante conhecer o país tendo contato com as pessoas, a cultura e o modo de vida de lá. Para mim, o Servas se revelou uma ótima forma de fazer novos amigos e de viajar por meio do convívio com os moradores do local. Agora fico na expectativa de receber o primeiro hóspede em Petrolina (PE) & Juazeiro(BA)!

Alva, Pina Di Maio, Cicina, Vitoria e Caio provando as delícias da culinária italiana em Roma

Nenhum comentário: