Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

segunda-feira, 14 de abril de 2008

PRIMEIRA PALAVRA

Quem fez parte de nossa organização entre 1991 e 1995 deve se lembrar da sensação que era receber o Boletim de Notícias do Servas Brasil pelo correio. A chegada do envelope gerava sempre algo de expectativa, emoção, curiosidade, alegria, sei lá o quê, em quem o recebia. O boletim trazia notícias do que acontecia no mundo Servas e relatos de experiências de viagens, anunciava encontros de membros e propunha o debate e a reflexão sobre o que significa fazer parte desta grande família. Foram cerca de 10 edições.
Lembro-me bem de como o boletim começou a existir. Lembro-me da energia motivadora do Wanderley Fernandes, colaborador incansável, seu amor universal, jornalista de formação e artista de vocação. Em 1991 Wanderley criou um boletim Servas Brasil temperado pelas estações do ano. O boletim de outono. De inverno. De primavera. De verão. O primeiro número trazia a cobertura de um encontro de anfitriões que fizemos na cidade de Nhandeara, a 470 quilômetros de São Paulo. Foi oficialmente o primeiro encontro de anfitriões organizado no Brasil. Tivemos a presença de membros de São Paulo, do Rio Grande do Sul (a Claudia Joenck não perderia este encontro por nada!), e do Rio de Janeiro (a Olga e o Oswaldo Vigna chegando em seu fusquinha branco!). Plantamos uma árvore no sítio da família de nossos simpáticos anfitriões João e Zilda (a árvore está hoje com 17 anos de vida!). Wanderley veio a adoecer gravemente e acabamos por perder este grande amigo. Os boletins foram editados nos anos seguintes pelo Marcos Moreira de Castro, de Salvador-BA, e pelo Marcos Netto, de Canoas-RS.
Não sei dizer ao certo em que ano o boletim deixou de ser publicado. Mas sei que o fato de termos deixado de produzi-lo diminuiu o nível de informação dos nossos membros, levando o Servas Brasil a se enfraquecer. Como dizia o Chacrinha, “quem não se comunica, se estrumbica.”
Mas a vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito. E aí chega a energia motivadora da Maria Fernanda, seu amor universal, jornalista de profissão, escritora de vocação e artista de montão. Junte-se a isso a alegria, o talento, a motivação e o espírito de colaboração da Débora Didonê e da Andréa Assis e... tchan tchan tchan tchan... nasce o novo boletim de notícias do Servas Brasil. Em vez do envelope pelo correio, você o receberá eletronicamente em seu computador. Não o delete. Imprima-o. Repasse-o. Compartilhe-o com sua família e com amigos. E, principalmente, tenha uma boa leitura!



Roberto Borenstein
Secretário Nacional - Servas Brasil
Coordenador de Área - América do Sul

Nenhum comentário: