Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

domingo, 25 de outubro de 2015

Austrália e Nova Zelândia: boas surpresas da família servas


Tere de Paula e Cesar Alves – Vinhedo (SP)

Olá a todos, somos Tere e Cesar, Servas há dois anos. Viajamos pela primeira vez hospedando-nos em casa de Servas. A nossa viagem foi para a Austrália e Nova Zelândia em abril e maio desse ano. Foi uma experiência incrível.

Austrália:

Fomos para Sidney, primeiro, onde nos hospedamos em casa de Joyce Martin. Ela é americana, mas vive há aproximadamente quatro décadas na Austrália. É professora universitária de psicologia e sociologia, aposentada. Joyce também é escritora e lançou recentemente o livro "Age of Women", já disponível na Amazon.
Chegamos sábado à noite; no domingo, Joyce nos levou para conhecer o centro de Sidney e de lá fomos de ferry boat para Manly Beach.
Na segunda-feira, ela nos ensinou como pegar o ônibus para ir até o centro, quando saímos tranquilos para passear. Ficamos em sua casa três dias, que foram muito agradáveis!

Joyce e Tere em Manly Beach

Cesar e Joyce

Depois, fomos para a segunda casa, dos aposentados Glenda e Richard Gartrell. Ele presta serviço voluntário a um hospital. Olha o que ele faz: Richard pega pessoas enfermas nas suas residências, pela manhã, as conduz ao hospital para receber quimioterapia; à tarde, ele volta para levá-las para casa. Muito nobre, não? Como ela trabalhou no governo, hoje presta consultoria no segmento de licitações, etc. O Richard fez pão caseiro para nos receber. Carinho assim é de emocionar! Uns amores de pessoas, pena que só ficamos um dia na casa deles.

Richard, Tere e Glenda

Encontramo-nos também com Michele Ritchie em Sidney. Na minha busca por hospedagem, ela respondeu que não tinha como hospedar duas pessoas, mas gostaria muito de nos conhecer. E assim foi, nos encontramos às 12h30 para um pic-nic sugerido por Michele num parque perto do escritório onde ela trabalha. Na Austrália eles valorizam muito a vida ‘outside’. Ela levou toalha de mesa, pratos e copos, salada, frango assado, suco e fizémos um belo pic-nic. Achamos isso incrível, demos muito valor a esse gesto. Saímos de lá maravilhados com a boa vontade e o desejo dela de fazer amigos. Michele é uma pessoa encantadora. Ela já esteve no Brasil, no Rio e em outros lugares.

Em Brisbane ficamos 22 dias em casa de parentes.

Michele e Cesar


Nova Zelândia:

Em Auckland, ficamos na casa da Kate (ela se chama Philomena Beuning, mas a chamam de Kate) “em Godzone as it’s known colloquially” ela disse em e-mail. Ela é uma senhora inglesa (já vive lá há algumas décadas), bem elegante, joga golfe; aposentada, mas trabalha três dias na semana numa farmácia, inclusive domingos.

Kate nos levou para conhecer um pouco de Auckland. Fomos a um museu de história dos nativos da Nova Zelândia, onde vimos a dança Haka dos Maoris. Foi espetacular!!!! Já tínhamos visto essa dança antes de iniciar uma partida de rugby (os jogadores dançam para intimidar o adversário), mas ver pessoalmente e por nativos é inesquecível! Ela nos falou um pouco da história do país, etc. Nesse dia à noite, Kate preparou um jantar para nós, e convidou um amigo kiwi. Enfim, conhecemos um neozelandês, eles se chamam de kiwi, nome do pássaro que é símbolo da Nova Zelândia.

Cesar, Kate e o amigo kiwi

Essa nossa viagem foi bem diferente das outras que temos feito como turistas somente. É muito importante poder participar um pouco do dia-a-dia da vida das pessoas com culturas diferentes, mas que têm muito em comum com a gente, os mesmos valores Servas. E é também muito mais agradável conhecer lugares através dos próprios moradores. Isso nos foi proporcionado pelo Servas, essa comunidade maravilhosa!!!

Um comentário:

Unknown disse...


Meu nome é Vera Lucia Mascarenhas Leite , sou de Pernambuco, e estou pretendendo fazer esta viagem pelo Servas para Australia e nova Zalandia.
muito interessante tudo que vc postou aqui, gostaria de algumas dicas tb.

meu email preferencial é veramaster@hotmail.com