Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

segunda-feira, 28 de junho de 2010

PERFIL: Alva Santiago, Secretária Nacional

Alva entre o colombiano Jaime (esq.) e o argentino Pablo


A primeira vez em que Alvany Santiago ouviu falar do Servas foi na França, por meio de um amigo do Hospitality Club. Interessou-se imediatamente por adorar viajar e porque a proposta da organização era parecida à de outras redes de hospitalidade das quais já fazia parte. Assim que voltou ao Brasil, entrou em contato com o Servas Brasil e foi entrevistada por Roberto Borenstein, na época o Secretário Nacional, em junho de 2007.

Sua primeira experiência com a organização aconteceu na Itália, quando viajava com seu filho Caio, em 2008. Desde então, tem participado ativamente do grupo. Em 2008, tornou-se coordenadora de Pernambuco. Participou do Primeiro Encontro Latino-Americano em Villa de Leyva, Colômbia, no início de 2009. Em setembro daquele ano, foi também a delegada brasileira na Assembleia Geral do Servas Internacional em Mar del Plata, Argentina. Esteve na conferência de comemoração dos 60 anos do Servas em Goa, Índia, em janeiro de 2010. Antes, teve a oportunidade de hospedar-se com membros Servas em Nova York. Depois, fez o Servas Language Experience (SLE) em Buenos Aires, Argentina.

Baiana de Santo Antonio de Jesus, Alva teve uma bela experiência numa comunidade rural, no oeste da Bahia, para onde se mudou logo que obteve a graduação no curso de Ciências Socias na UFBA. Seu objetivo era fazer o mestrado em Sociologia Rural, mas os planos foram alterados pelo casamento e pelo nascimento do filho. Já trabalhou de São Paulo a Teresina (PI) e passou quatro anos nos Estados Unidos (1997-2001), quando cursou o mestrado em Administração.

Alva tem sido anfitriã Servas em Petrolina (PE), cidade onde mora desde que retornou ao Brasil. Tornou-se professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Por conta da família e dos estudos de doutorado, ela vive também entre Bahia, São Paulo e Espírito Santo. Desenvolve alguns trabalhos sociais: no grupo Jovens, Servas & Paz, com alunos da Univasf; no Assentamento Terra da Liberdade e na Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José e Maria e adjacências, todos em Petrolina. Em Vitória (ES), também começou um grupo de reflexões sobre a paz com jovens estudantes da UFES.

Ela conta com entusiasmo que o Servas mudou sua vida para melhor. Deu-lhe a possibilidade de desenvolver o seu projeto de vida: trabalhar para o empoderamento das pessoas e em prol da tolerância e do entendimento. Graças ao Servas, tem vivido experiências em diferentes culturas sempre desfrutando-as de fato. Segundo Alva, ser recebida como alguém da família e participar da rotina dos moradores em países tão diversos é um aprendizado único. Em contrapartida, acolher viajantes, mostrar-lhes o modo de vida dos brasileiros e auxiliá-los durante sua estadia, além de ser muito gratificante, proporciona a oportunidade de trocar vivências e conhecer outros pontos de vista. “Cada hóspede que recebo é como uma viagem para mim.”



texto: Maristela Nardi

sábado, 12 de junho de 2010

Caldeirão de culturas em São Paulo


Durante os dias 23 e 30 de maio, aconteceu a 15ª Festa do Imigrante no Memorial do Imigrante, no bairro da Mooca, em São Paulo. A Luci esteve por lá no primeiro domingo, e eu no outro. A princípio, iríamos no mesmo dia, mas não foi possível.

A festa é um grande encontro das várias culturas que participaram do desenvolvimento do Brasil durante séculos: desde os portugueses, nossos colonizadores, até os mais recentes, como os chineses. Portanto, nada mais propício que eu, serviana de carteirinha, estivesse por lá. Os países se fizeram representar pelas fomosas barraquinhas de comida e pelas apresentações.

As barraquinhas vendiam de tudo: doces, bolos, salgados, e também roupas típicas. Por sua vez, as apresentações eram feitas por grupos folclóricos – tanto da cidade de São Paulo, como do estado – em um palco montado logo na entrada. Eram danças ou cantorias.

Estava lotado. Também não era para menos: domingão, com solzão... Lá estavam representadas, além de Portugal, várias outras nações: Espanha, Japão, Alemanha, Suíça, Peru, Bolívia, Irlanda, Grécia, Lituânia, Líbano, Rússia, Itália, Rep. Tcheca, México, Israel, Croácia, Ucrânia e China. Ufa! Faltou mais? Agora só no ano que vem...

As imagens que vocês veem aqui é da Luci, arquiteta e fotógrafa de plantão do Servas São Paulo. Ela tirou várias fotos, mas por questões de espaço, só vão algumas amostras. No site: www.flickr.com/photos/lucibraga tem mais !!!

-- por Andréa Assis, coordenadora do Servas São Paulo

Legenda das fotos: 1. Dançarinas do grupo irlandês; 2. Bailarinas do grupo folclórico da Lituânia; 3 e 4. Barraca do Líbano e... delícias típicas; 5. Frente do Memorial do Imigrante

quarta-feira, 9 de junho de 2010

SERVAS BRASIL SOB NOVA DIREÇÃO

Encerrado o processo de apresentação de voluntários para a gestão do Servas Brasil 2010-2012, o novo comitê executivo está assim formado:

Secretária Nacional : Alvany Santiago (PE); e-mail: alvanysantiago@gmail.com
Deputy: Maria Fernanda Vomero (SP); e-mail: brasil@servas.org
Tesoureiro: Ricardo Cerruti (ES)
Secretária da Paz: Irenilda dos Santos (MT), com a colaboração de Maria Alice Rebello (RJ)
Coordenador de Listas Internacionais: Luiz Ernesto Bertholo (RJ)
Coordenador de Lista de Anfitriões: Thomas Tatkin (MG)
Contato Jovem: Marina Pacheco (SP)

Comitê de Resolução de Conflitos e Promoção da Amizade:
Welington Moreira Santos (SP)
Paulo César Silva (DF)

Editoras do blog Servas Brasilis: Maria Fernanda Vomero, Andréa Assis, Maristela Nardy (SP) e Débora Didonê (SC).

Coordenadores Regionais
Amazonas: Jander Botelho Nascimento
Bahia: Valmira Alice Cardoso
Goiás e DF: Paulo César Alves da Silva
Mato Grosso: Irenilda Santos
Minas Gerais: Tom Tatkin
Paraná: Farley Nobre
Pernambuco: Alvany Maria Santiago e Tibério Monteiro
Rio de Janeiro: Márcia Bello
Rio Grande do Norte: Igor Fernandes Ribeiro Dantas
Santa Catarina: Débora Didonê
São Paulo: Andréa Assis



ENCONTROS DISCUTEM AÇÕES

Foram realizadas três reuniões em São Paulo (SP) para a discussão e o encaminhamento das ações do novo comitê. A primeira delas ocorreu na manhã de 8 de maio, entre Alvany Santiago, Tom Tatkin e Welington Moreira. Em seguida, no mesmo dia à tarde aconteceu outra, que contou com a presença de Andréa Assis, Maria Fernanda Vomero, Alva, Tom, Welington, Lílian Gelman e Maristela Nardy (veja foto abaixo, da dir. à esq.), além de Marina Pacheco, que chegou um pouquinho mais tarde. A terceira, realizada no dia 10 do mesmo mês, teve a participação de Alva, Mafê, Tom e Welington.


Também em maio, houve mais dois encontros Servas. Um em Vitória (ES), no dia 15, quando o novo tesoureiro, Ricardo Cerruti, assumiu a função oficialmente (na foto abaixo, de camiseta branca). Contamos com a presença de Magdalena Ortiz, Secretária Nacional do Paraguai (de blusa estampada), e de Alvany Santiago, nova Secretária Nacional, além de outros membros locais.


Também em 15 de maio, os membros mineiros liderados por Tom Tatkin fizeram um encontro em Ouro Preto (MG), com direito até a visitas a cachoeiras.



MAIS REUNIÕES EM BREVE!

Em Recife (PE), haverá uma reunião em 16 de junho, a partir das 19h15, no Restaurante Bonaparte, no aeroporto. O Servas Rio de Janeiro, por sua vez, realizará almoço em 10 de julho.