Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

Paz e entendimento por meio de viagens e hospedagem

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Servas Brasil lança edição 2012 do programa SYLE (Servas Youth Language Exchange)





Queridos Servas Jovens!

Sei que todos são jovens de coração, energia e alegria, mas hoje me dirijo aos nossos guapos e guapas com até 30 anos de idade para divulgar a nova temporada de inscrições do SYLE (Servas Youth Language Experience) a quem deseja realizar a experiência de um mês de estadia em outro país para aprender um novo idioma e conviver com famílias Servas. A princípio, o programa era realizado em países de língua latina. Agora se estende para outras estâncias, como América do Norte e Oriente Médio.

Alguns possíveis destinos do próximo SYLE são: Itália, Panamá, Israel, Venezuela, Turquia, México, Holanda, Rússia, Canadá, EUA e França. As chances são menores, mas pode rolar vaga na Jordânia, Argentina ou Espanha. Lembrando que a princípio conseguiremos uma vaga apenas, para um desses países.

Desde 2004 contamos com esse intercâmbio. O jovem viajante inscrito e selecionado - após uma avaliação de seu SYLE application, que está anexo para ser preenchido pelos candidados - se comunica diretamente com o organizador do intercâmbio para ajudar a pensar o formato das aulas, visitas e passeios, além de encontros e da estadia com os Servas locais. 

Os custos de viagem ficam por conta do próprio selecionado. A hospedagem se dá por completo na casa dos Servas, assim como as atividades e aulas são gratuitas e, muitas vezes, proporcionadas por voluntários da organização.

O objetivo desse programa, além de propiciar uma experiência internacional acessível aos mais jovens, é promover um mergulho em uma nova cultura, a troca de conhecimentos, um convívio com grupos Servas de outras localidades - conhecendo sua organização e suas programações - e, acima de tudo, um preparo para que o jovem se coloque como um membro ativo do Servas de seu país, agregando novos integrantes à organização e ajudando a promover novos encontros. 

Quem já participou do SYLE sabe - e digo isso por experiência própria - o quanto é emocionante e inspirador participar de um programa como este. A essência do que é o Servas está ali. E não há quem não queira dividir essa sensação.

Subjetividades à parte, deixo anexo o SYLE application, conforme mencionado acima, para que seja preenchido e enviado pelos interessados até o dia 01/12, quando iniciaremos a avaliação dos candidatos e a seleção. A data da seleção será definida mais à frente, assim como o país que receberá o jovem, e o período da viagem (possivelmente, no primeiro semestre de 2012). Formulários enviados a partir do dia 2 de dezembro não serão considerados, ok?

Vale ressaltar que, se uma experiência com os viajantes Servas já nos exige energia e disponibilidade, mais intensa ainda é a do SYLE. É preciso estar disponível para compartilhar, ouvir, conhecer, aprender. Então, antes de preencher este formulário, reflita sobre seus reais anseios.

Axé,
Débora Didonê
Coordenadora - Servas Youth Brasil

Nenhum comentário: